segunda-feira, 27 de setembro de 2010

São Venceslau (Venceslau I), Rei da Boêmia, Mártir (+935 d.C.)), 28 de Setembro

Venceslau ou Wenceslaus ou Wenceslas (em checo: Václav) (Stará Boleslav, 907 d.C. – 28 de setembro de 935 d.C.) foi duque (kníže) da Boêmia de 921 até sua morte. Ele era filho de Vratislau I, Duque da Boêmia da Dinastia Premyslide. É venerado como Santo pela Igreja Católica.


Biografia

Em 921, quando Venceslau tinha 13 anos, seu pai morreu e ele foi criado por sua avó, Santa Ludmila, sob influência cristã. Em 924 ou 925 Venceslau assumiu o governo. Depois de ganhar o trono aos 18 anos, ele derrotou o rebelde duque da Kouřim chamdo Radslav. Ele também fundou a rotunda da St. Vitus no Castelo de Praga, atualmente a Catedral de São Vito.
Em setembro de 935, um grupo de nobres aliados com o irmão mais jovem de Venceslau, Boleslaw (Boleslaw I da Boêmia), tramaram para matá-lo. Três homens ligados a Boleslaw, Tira, Čsta e Hněvsa mataram Venceslau em seu caminho para a igreja. Boleslau assim assumiu a Boêmia como novo duque.
O corpo de São Venceslau foi sepultado em Praga, na Igreja de São Vito. Os devotos locais começaram a veneração ao corpo e São Venceslau é hoje padroeiro da República Checa, da Eslováquia e da Boêmia.
 




Ver também:

Fontes:
http://2.bp.blogspot.com/_F68NpbGCqXI/Sr4en3fSsPI/AAAAAAAADEI/eqP1B3DA6Do/s1600-h/S%C3%A3o+Venceslau.jpg
http://www.evangelhoquotidiano.org/zoom_img.php?frame=34192&language=PT&img=&sz=full

Nenhum comentário: