domingo, 28 de setembro de 2008

Beata Amália Abad Casasempere, Mãe de família e mártir, 28 de Setembro


Amália Abad Casasempere nasceu em 11 de dezembro de 1897 em Alcoy, Alicante, na Espanha. Foi batizada no mesmo dia na paróquia do seu povoado. Amália foi educada nos valores da fé e cresceu como muitas jovens da sua geração, em meio às dificuldades políticas daquelas primeiras décadas do Século XX, na Espanha. 
Em 6 de setembro de 1924, casou-se com o capitão do exército Luis Maestre Vidal, preocupando-se doravante em ser uma boa esposa e criar o ambiente adequado para criar os filhos que Deus lhes concederia. Nada levava a crer que, após a alegria do nascimento dos seus três filhos e de somente três anos de matrimônio, Amália ficaria viúva. 
Ela teria que ser forte, e nos seus momentos de fraqueza confiou seus filhos à Virgem Maria. Sabia que a fé era o maior tesouro que poderia lhes dar, e educou-os num ambiente de piedade e generosidade. Apesar da responsabilidade que implicava educar seus três filhos, Amália encontrava tempo para participar ativamente em várias atividades da Igreja, de maneira especial na Ação Católica. Sem se descuidar do seu lar, participava com entusiasmo da catequese e das obras de caridade. 
Ao iniciar-se a perseguição religiosa na Espanha, com a conseqüente destruição de igrejas e conventos, e o assassinato de inúmeros católicos; Amália escondeu em sua casa duas religiosas, sabendo que esta atitude poderia custar-lhe a vida. Seu despojamento e caridade a impulsionaram a visitar dois fiéis encarcerados para dar-lhes ânimo e socorrê-los materialmente. Os perseguidores, conhecendo sua militância católica e a ajuda que prestava aos detentos, prenderam-na e submeteram-na a todo tipo de maus-tratos e fome.
Finalmente, em 28 de setembro de 1936, a jovem mãe deu testemunho do seu amor a Jesus Cristo com seu próprio sangue, sendo assassinada em Benillup pelos milicianos. Sua confiança na Providência de Deus não arrefeceu; seus filhos foram ajudados, inclusive uma filha sua partiu rumo à África, anos mais tarde, como missionária.
O Papa João Paulo II elevou-a à honra dos altares no dia 11 de março de 2001, juntamente com outros 232 mártires da perseguição religiosa ocorrida na Espanha. 

Tradução e Adaptação:
Gisèle Pimentel
gisele.pimentel@gmail.com

Fontes:
http://www.prelaturaayaviri.org/index.php?option=com_content&task=view&id=652
http://groups.msn.com/_Secure/0VADZAgAaTGPTCRxkio8wjc!
1lRsAGcpk8F5wdgc8QUahvxSkrRdxtIzFOgo4*VyZMD1wxeg
Oqm39RHY3hsTQMMB89WpOuJo4zIdyUeg7xZJQ3iKKili8rV
*aZFG9zFzn/043_Abad_Casasempere.jpg

Nenhum comentário: