quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Festa da Santa Cruz, 14 de Setembro


A veneração à Santa Cruz, no dia 14 de setembro, está ligada às solenidades da dedicação da Basílica da Ressurreição, erigida no ano 335 sobre o túmulo de Cristo.
Cristo ofereceu na Cruz Seu sacrifício para a expiação dos pecados da multidão; a Cruz é, para o povo cristão, o sinal da esperança no Reino, que o povo judeu celebra na Festa das Tendas. Mostra-nos de que luz resplandece a Cruz gloriosa de Jesus: objeto de desprezo, a Cruz tornou-se "nosso orgulho". Se a árvore plantada no paraíso original produziu um fruto de morte para Adão, a árvore da Cruz nos trouxe um fruto de vida, o Cristo, "em quem nós temos a salvação e a ressurreição".
Sob o reinado do imperador Heráclito I, os Persas tomaram Jerusalém e levaram de lá a principal parte da verdadeira Cruz de Nosso Senhor, que Santa Helena, mãe do imperador Constantino, lá havia deixado. Heráclito decidiu reconquistar esta preciosa relíquia, nova Arca da Aliança do novo povo de Deus. Antes de deixar Constantinopla, ele foi à igreja, portando calçados pretos, com espírito penitente; prosternou-se diante do altar e pediu a Deus para sustentar sua coragem; enfim, levou consigo uma imagem milagrosa do Salvador, decidido a combater até a morte. Os Céus ajudaram sensivelmente o valente imperador, pois sua tropa alcançou sucessivas vitórias; uma das condições do tratado de paz foi o resgate da Cruz de Nosso Senhor nas mesmas condições em que ela havia sido levada. 
Heráclito, ao retornar, foi recebido em Constantinopla sob as aclamações do povo; iam diante dele com ramos de oliveira e tochas, e a verdadeira Cruz foi honrada, nesta ocasião, por um magnífico triunfo. O imperador em pessoa, num gesto de ação de graças, quis devolver a Jerusalém o Madeiro Sagrado. Ao entrar na Cidade Santa, Heráclito pôs a preciosa relíquia sobre seus ombros; mas quando chegou à porta que leva ao Calvário, foi-lhe impossível avançar, para seu grande espanto e estupefação de todos: “Atenção, ó imperador!”, disse-lhe o patriarca Zacarias, “Sem dúvida a veste imperial que vós portais não está de acordo com o estado de pobreza e humildade de Jesus ao carregar a Sua Cruz.” Heráclito, tocado por estas palavras, despiu-se de seus ornamentos imperiais, tirou seus sapatos e, vestido como um pobre, pode então subir sem dificuldades até o Calvário e ali depositar seu glorioso fardo.
Para dar mais brilho ainda a esta marcha triunfal, Deus permitiu que inúmeros milagres fossem operados pela virtude deste Madeiro Sagrado. Em seguida a estes acontecimentos, foi instituída a festa da Exaltação da Santa Cruz, para perpetuar-lhe a lembrança.

Tadrução e Adaptação:
Gisèle Pimentel
gisele.pimentel@gmail.com

Fontes:
http://viechretienne.catholique.org/saints/4266-la-croix-glorieuse

Nenhum comentário: