sexta-feira, 26 de setembro de 2008

São Cosme e São Damião, Médicos, Mártires, 26 de Setembro



A decapitação de São Cosme e Damião, por Fra Angelico

São Cosme e São Damião sofreram martírio em Ciro (na Síria), provavelmente durante a perseguição de Diocleciano, nos inícios do século IV. A data de 27 de Setembro corresponde provavelmente à dedicação da basílica que o papa Félix IV mandou construir em honra deles no Foro Romano; e é ainda meta mais de turistas que de devotos, pelo esplêndido mosaico que lhe decora a absídia. A data oficial da sua festa, portanto, é o dia 26 de Setembro, segundo o Calendário Oficial Romano. Sabemos que os dois irmãos curavam "todas as enfermidades, não só das pessoas, mas também dos animais", fazendo tudo gratuitamente. Em grego são chamados de "anargiros", isto é, "sem dinheiro".

Os dois irmãos foram colocados no paredão para que quatro soldados os atravessassem com setas, mas "os dardos voltavam para trás e feriam a muitos, porém os santos nada sofriam". Foram obrigados a recorrer à espada para a decapitação, honra reservada só aos cidadãos romanos e somente assim os dois mártires, juntamente com outros três irmãos, puderam prestar seu testemunho a Cristo.
Seus restos mortais, segundo consta, encontram-se em Ciro, na Síria, repousando numa basílica a eles consagrada. Da Síria o seu culto alcançou Roma e, dali, se espalhou por toda a Igreja do Ocidente.

Fontes:
http://www.evangelhoquotidiano.org/www/popup-saints.php?language=PT&id=10981&fd=0
http://www.dominicanfriars.org/2007/10/30/more-on-the-dominican-martyrs-of-the-spanish-civil 
http://www.evangelhoquotidiano.org/zoom_img.php?frame=45796&language=PT&img=&sz=full

Nenhum comentário: