sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Aparição de Nossa Senhora da Salette, 19 de Setembro




Em 19 de setembro de 1846, nos penhascos do monte Planeau a cerca de 1.800 m de altitude, dois pastorinhos, Mélanie e Maximin, crianças pobres e analfabetas, brincam de construir o Paraíso com as flores da montanha. Após partilharem um lanche frugal por volta do meio-dia, eles adormecem ao sol, depois acordam e procuram suas vaquinhas que pastam afastadas, e vêem um forte clarão, um tipo de globo de fogo girando num turbilhão de luz insuportável aos olhos. Dessa luz aparece uma mulher sentada sobre uma pedra no Paraíso das crianças, os cotovelos sobre os joelhos, as mãos cobrindo o rosto. Ela chora e parece, segundo diz Maximin, uma pobre mãe que havia apanhado de seus filhos.
"Aproximem-se, meus filhos, não tenham medo. Eu estou aqui para lhes contar uma grande novidade." Levantando-se, ela parece ser uma rainha vestida como uma serva (usava chapéu, bandana, avental). Sua cabeça está ornada com um diadema de onde saem raios, seu vestido é incrustado de estrelas. Ela esconde as mãos dentro das mangas do vestido, apertando contra si o crucifixo que Ela usa sobre o peito, preso a uma corrente. Nas extremidades da trave da cruz são visíveis um martelo e um alicate aberto. Ela usa uma guirlanda de rosas junto a uma corrente sobre seus ombros. Ela chora muito.
A Senhora lhes diz: "Se meu povo não quer obedecer, eu sou forçada a deixar cair o peso do braço de meu Filho: ele é tão forte e pesado que eu não posso mantê-lo. Há tanto tempo que eu sofro por vocês... Vocês não se importam com nada." Ela indica as duas coisas que deixam o braço de seu Filho mais pesado: o trabalho aos domingos e as juras grosseiras dos carreteiros. Ela se queixa das pessoas que faltam à missa... E diz que virão temíveis castigos divinos para os camponeses: maçãs estragadas, sementes comidas pelos animais, trigo tornando-se pó, nozes ruins, uvas podres... Fome... Criancinhas sofrendo convulsões. Tudo isso se concretizou. Entretanto, a Senhora promete a posteridade se os corações mudarem. "Se eles se converterem, as pedras e os rochedos se transformarão em montes de trigo e as batatas estarão semeadas nas terras."
"Converter-se é retirar Jesus da Cruz", dirá São João Maria Vianney, o Cura d'Ars. Em seguida, ela pergunta às crianças se elas dizem sempre suas orações, e lhes recomenda que orem à noite e pela manhã. A Virgem Maria nos mostra a corrente que, um dia, deve prender Satã: é o "colar de rosas", o Rosário que deve atar o inimigo. Em Salette, Ela vem nos ensinar que somente o Santo Terço nos dará a vitória. Após ter confiado um segredo a cada um dos pastorinhos, a Virgem Maria lhes disse: "Meus filhos, vocês o transmitirão a todo o meu povo." Seus pés já não tocavam mais a terra.

Tradução e Adaptação:
Gisèle Pimentel
gisele.pimentel@gmail.com

Fontes:

Nenhum comentário: