sábado, 29 de janeiro de 2011

São Pedro Nolasco, Sacerdote, Fundador (1189-1256), 28 de Janeiro

São Pedro Nolasco nasceu numa família ilustre, que habitava perto de Carcassonne, na França, no final do Século XII. Infelizmente, seus pais morreram quando era ainda um adolescente. Durante toda a sua vida, Pedro se aplicou na prática da caridade para com o próximo.
A heresia dos Albigenses assolava, então, o Centro da França. Para se afastar desse perigo, Pedro vendeu seu patrimônio e partiu para a Espanha, onde foi chamado pelo rei Tiago de Aragão, mais precisamente para Barcelona, e ali aplicou toda a sua fortuna no resgate dos que haviam sido feitos prisioneiros pelos Sarracenos. Mas, para ele, sacrificar seus bens não bastava para realizar a caridade que trazia consigo. Pedro queria vender-se a si próprio para livrar seus irmãos e assumir os grilhões que lhes pesavam. Une noite, enquanto orava sonhando com a libertação dos cativos, a Santa Virgem lhe apareceu, pedindo-lhe que fundasse, em Sua honra, uma Ordem religiosa consagrada a esta obra de caridade. Pedro apressou-se em obedecer a este pedido celestial, ainda mais porque o rei e Raimundo de Pennafort também haviam recebido, ao mesmo tempo, a mesma revelação.
Pedro, então, fundou a Ordem de Nossa Senhora das Mercês pela Redenção dos Cativos. O caráter particular desta Ordem é que, aos três votos convencionais (pobreza, obediência, castidade), Pedro adicionou um quarto voto: fazer-se prisioneiro, em caso de necessidade, em troca da libertação de cristãos.   
A este exemplo heróico de caridade, Pedro adicionou o de todas as virtudes. Favorecido com o dom da profecia, Pedro Nolasco predisse ao rei de Aragão a conquista do reino de Valencia sobre os Mouros.  Era agraciado por freqüentes aparições do seu Anjo da Guarda e da Santíssima Virgem Mãe de Deus. 
Enfim, acabrunhado pela idade, pelo trabalho e pela penitência, Pedro recebeu o aviso de que a hora de sua morte se aproximava. Ele ainda exortou seus irmãos à caridade para com os cativos, enquanto lhe administravam a Unção dos Enfermos. Depois, dizendo essas palavras: «O Senhor enviou a redenção ao seu povo», ele entregou sua alma a Deus, em plena noite de Natal do ano de 1256.
©Evangelizo.org

Tradução e Adaptação:
Gisèle do Prado

Ver também:

Fontes:
http://www.evangelhoquotidiano.org/main.php?language=FR&module=Sãofeast&localdate=20110128&id=1641&fd=0_img.php?frame=30700&language=FR&img=&sz=full

Nenhum comentário: