sábado, 1 de janeiro de 2011

São Sigmundo Gorazdowski, Sacerdote, Fundador (+1920), 1º de Janeiro

Sigmundo Gorazdowski (Horazdowski), 1845-1920, foi sacerdote e fundou inúmeras instituições de caridade, como as Irmãs da Misericórdia de São José. Foi qualificado de “autêntica pérola do clero latino de Lviv”.

Vida e sacerdócio
Sigmundo nasceu em Sanok, no dia 1º de novembro de 1845, numa família profundamente cristã. Mesmo afetado desde a infância por uma grave doença pulmonar, Sigmundo levou adiante seus estudos na área do Direito. Porém, sentindo-se atraído por uma forte vocação sacerdotal, interrompeu seus estudos e entrou para o Seminário Maior de Lviv.
Ordenado sacerdote em 1871, seu dom inato para a caridade levou-o a se consagrar prioritariamente aos pobres em todos os lugares para onde foi designado. Celebrou sua Primeira Missa na igreja das Irmãs Beneditinas de Przemyśl, em 30 de julho de 1871. Em seguida, exerceu seu apostolado em Tartakov e Wojnilow, onde cuidou dos doentes atingidos pela epidemia de cólera.
Enfim, foi nomeado para pastorear em Lviv, onde terminou seus dias. O bispo daquela cidade era, então, Dom Josef Bilczewski. Ambos seriam canonizados no mesmo dia. Sigmundo Gorazdowski morreu no dia 1º de janeiro de 1920. Foi beatificado pelo Papa João Paulo II em 26 de junho de 2001, em Lviv, e canonizado em 23 de outubro de 2005 pelo Papa Bento XVI.

Obras - Publicações
Muito preocupado com a catequese e a educação da juventude na fé, Pe. Sigmundo escreveu inúmeras obras:
1875 : “Catecismo da Santa Igreja Católica para o Povo”
1876 : “Conselhos e Recomendações na Intenção das Moças” e “Conselhos e Recomendações para toda uma vida. Lembranças para os Rapazes que terminaram o Colegial”
1877 : “Imagens para as crianças em memória da sua Primeira Comunhão”, “Correspondências referentes aos Catecismos”, “Catecismo da Santa Igreja Católica adaptado às necessidades das três primeiras séries das Escolas Populares”  
1886 : “Princípios e Prescrições da Boa Educação”
1893 : “Da situação dos pobres em Lwow e em Viena”

Fundações
Em todos os lugares se dizia que o Pe. Sigmundo era um olho para o cego, uma perna para o doente; ele era chamado de “Pai dos Mendigos” e de “Pai dos Pobres”. Suas inúmeras fundações e sua ativa participação em toda forma de ajuda são suas testemunhas.
1879 : Torna-se secretário da Associação Bonus Pastor, para os sacerdotes.
1882 : Criação da Casa do Trabalho em Lviv .
1884 : Com a ajuda das Irmãs Franciscanas Terceiras, fundou a Congregação das Irmãs de São José que, até hoje, se ocupam de institutos de educação e de assistência aos pobres e doentes na Polônia, na Alemanha, na França, na África e na América do Sul; fundação do Instituto de São José para os pacientes atingidos por doenças incuráveis e os convalescentes em Lviv.
1886 : Criação de um Internato para os estudantes do Seminário de Professores de Lviv, do qual ele seria o Diretor.
1892 : Criação do Instituto Menino Jesus.
1903 : Criação de uma escola católica germano-polonesa em Lviv; fundação da Companhia das Mulheres Trabalhadoras para as costureiras.
Pe. Sigmundo também foi : Co-fundador da União das Companhias Católicas de Caridade de Lviv, das quais era Vice-Presidente; membro ativo do Comitê da II Assembléia Católica da mesma cidade.

Tradução e Adaptação :
Gisèle do Prado

Ver também :

Fontes :
Osservatore Romano : 2001 n.27 p.6-7 - 2005 n.43 p.1-3.24
Documentation Catholique : 2001 n.15 p.741-744

Nenhum comentário: