segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

O Santo Nome de Jesus / São Daniel de Pádua, Diácono, Mártir († 304 d.C.), 03 de Janeiro

Santo Nome de Jesus

Foi no dia da Sua circuncisão, segundo a Lei de Moisés, que o Divino Menino de Belém recebeu o nome de Jesus, no oitavo dia após o Seu nascimento. O Anjo Gabriel já o havia designado anteriormente, no dia da Anunciação, a Nossa Senhora: “Ele será chamado Jesus, pois libertará Seu povo da escravidão do pecado.”
(...) Possa então o Nome de Jesus estar freqüentemente nos nossos lábios, e sempre no nosso coração durante toda a nossa vida! Possa Ele ser a nossa esperança e a nossa última palavra na hora da nossa morte, nossa alegria e nosso eterno canto nos Céus.
©Evangelizo.org

São Daniel de Pádua
Daniel de Pádua (em italiano, Daniele da Padova), morto por volta do ano de 304 d.C., era diácono de São Prosdócimo, primeiro bispo de Pádua, Itália.


Biografia
Segundo conta a tradição, Daniel de Pádua era de origem judaica. Ajudou muito o bispo Prosdócimo em sua missão evangelizadora, morrendo martirizado durante o império de Diocleciano, pregado sobre uma mesa. O translado de suas relíquias aconteceu em 3 de janeiro de 1064, na igreja de Santa Sofia de Pádua.
São Daniel de Pádua caiu no esquecimento, até o dia em que encontraram seus restos mortais no oratório de São Prosdócimo: um arco romano em mármore de Carrara, contendo um corpo transpassado por pregos e uma inscrição em latim: Hic corpus Danielis martyris et levitae quiescit (Aqui repousa o corpo de Daniel mártir e levita).

Iconografia
Daniel é representado em vestes de diácono, portando uma toalha e uma bacia para ablução (lavagem das mãos do sacerdote).

Patronato
Ele é o padroeiro das mulheres cujos maridos estão combatendo nas guerras e, a exemplo de Santo Antônio de Pádua, é conhecido por ajudar a encontrar objetos perdidos. É um dos santos padroeiros da cidade de Pádua, junto com Santo Antônio, São Prosdócimo e Santa Justina de Pádua. É celebrado em 3 de janeiro.


Tradução e Adaptação:
Gisèle do Prado

Ver também :

Fontes :
http://fr.wikipedia.org/wiki/Daniel_de_Padoue

Nenhum comentário: