terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

São João da Matha, Sacerdote, Fundador da Ordem dos Trinitários (1160-1213), 08 de Fevereiro

João da Matha é um religioso francês que nasceu em Faucon-de-Barcelonnette[1] pouco antes de 1150 e morreu em Roma no dia 12 de dezembro de 1213. É o fundador, juntamente com São Félix de Valois, d aOrdem da Santíssima Trindade (também conhecida como Ordem da Santíssima Trindade para a Redenção dos Cativos, ou Trinitários).

Biografia

No dia 24 de junho de 1154 João da Matha naisceu em Faucon, perto de Barcelonnette. Seu pai, Euphêmio da Matha,  era um senhor feudal espanhol que havia recebido, de Raymond Bérenger o Jovem, conde de Barcelona e de Provença, a terra de Faucon. Para oferecer a João uma formação e uma educação condizentes com seu status, a família decidiu se fixar em Marselha, onde o jovem iniciou seus estudos. Sua mãe, Marta, ensinou-o a conhecer os pobres, os desafortunados, os infelizes e a amá-los. Ela o levava aos hospitais e às prisões.
João prosseguiu seus estudos em Aix-en-Provence, depois em Paris, onde obteve o Doutorado em Teologia. Foi encorajado a tornar-se sacerdote pelo bispo de Paris, Maurice de Sully, que havia notado como aquele rapaz era valoroso e piedoso.
Quando João celebrava sua primeira missa na capela de Maurício de Sully, no dia 28 de janeiro de 1193 (ou 1194), festa de Santa Agnes, ele teve a visualização de um homem de branco que portava uma cruz vermelha e azul sobre o peito, pousando as mãos sobre dois prisioneiros, um branco e o outro, um mouro (árabe). No dia seguinte, enquanto se retirava numa floresta para orar com um eremita cuja fama de santidade lhe havia chegado ao conhecimento, ambos testemunharam o surgimento, em meio às árvores, de um cervo que carregava uma cruz e que veio matar a sede numa fonte perto deles.
João da Matha contou ao Papa sobre a visualização que teve com os prisioneiros, e descobriu que ele também tivera a mesma visualização, a qual interpretaram como um chamado à fundação de uma Ordem cuja missão fosse resgatar os prisioneiros, vítimas dos ataques realizados pelos Sarracenos nas costas mediterrâneas. A Ordem da Santíssima Trindade para a Redenção dos Cativos é aprovada, ao mesmo tempo que a sua Regra, pelo Papa Inocêncio III em 17 de dezembro de 1198[2] (bula Operante divine dispositionis).
Os Trinitários construíram um primeiro mosteiro em Cerfroid (atual comuna de Brumetz, no Aisne), local da aparição, numa propriedade ofertada por Marguerite de Blois [3], futura condessa de Borgonha (a Casa da Trindade de Cerfroid permaneceria a Casa-Mãe dos Trinitários até a Revolução Francesa). À Casa-Mãe de Cerfroid juntavam-se as casas de Planels e Bourg-la-Reine, as três fundações iniciais.
Depois, Filipe Augusto ajudou os Trinitários a construírem um mosteiro em Paris, perto de uma capela dedicada a São Maturino (ou Matelino), daí eles serem conhecidos como Maturinos (ou Matelinos). Desta forma, milhares de cristãos foram resgatados das mãos dos muçulmanos de Marocos, da Argélia e da Tunísia, de quem haviam sido transformados em escravos. Após a morte do seu amigo eremita (que três séculos depois foi chamado de Félix de Valois, sem que se saiba ao certo quem ele era), João retirou-se em Roma onde morreu, no dia 17 de dezembro de 1213. Foi enterrado em 21 de dezembro de 1213 na igreja de São Tomás de Formis, de onde seu corpo foi transladado posteriormente para a Espanha.

Tradução e Adaptação:
Gisèle do Prado
giseledoprado70@gmail.com

Notas e referências


1.     [1] arquivo
[ (Francês)] Diocese católica de Digne : Situado perto de Barcelonnette, Faucon é o vilarejo em que  São João da Matha, fundador da Ordem dos Trinitários, nasceu, em 1193. Numa altitude de 1.150 metros, é o mais antigo vilarejo do vale de Ubaye.
2.     2 de fevereiro de 1199, segundo o Dr. Hoefer (Jean Chrétien Ferdinand) in «Nova biografia geral desde os tempos mais remotos até os nossos dias» («Nouvelle biographie générale depuis les temps les plus reculés jusqu'à nos jours») Tomo XXV, Firmin Didot Frères, 1861, p 442
3.     Gaucher III, senhor de Chatillon segundo o Dr. Hoefer, e também nos Benfeitores da humanidade, 1856.

Links externos (em Francês)


Ver também :

Fontes :
http://fr.wikipedia.org/wiki/Jean_de_Matha
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/61/Trinitarios.JPG

Nenhum comentário: