segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Santa Josefina Bakhita, primeira Santa sudanesa / São Jerônimo Emiliano, 8 de Fevereiro



Nascida em 1869, Josefina tinha menos de 10 anos quando foi raptada por traficantes de escravos no Sudão, seu país de origem. O nome Bakhita foi dado pelos raptores e, em árabe, quer dizer "afortunada".


Ela foi revendida 5 vezes, sendo humilhada e torturada. A mulher de um de seus proprietários, para agradar ao marido, que era Oficial, mandou tatuar Bakhita. As imagens eram desenhadas no corpo da jovem com uma navalha. Para evitar a cicatrização, aplicava-se sal sobre os cortes, que viravam chagas. Foram 114 talhos na pele de Bakhita.


Aos 15 anos, a garota foi vendida para um cônsul italiano. Como na Itália não havia escravidão, ela acabou entrando para a Ordem das Filhas de Santa Madalena de Canossa. Cumpriu suas tarefas religiosas até que uma doença misteriosa a matou, em 8 de fevereiro de 1947. Suas últimas palavras foram: "Nossa Senhora, Nossa Senhora...".

Em 17 de maio de 1992 foi beatificada pelo Papa João paulo II, e em 1 de Outubro de 2000 foi também por ele canonizada. 

(Para maiores detalhes da vida desta Santa tão desconhecida, entre no site www.riodedeus.com, onde há um artigo com maiores informações a respeito.)

São Jerônimo Emiliano
Considerado protetor dos órfãos e dos jovens abandonados, São Jerônimo Emiliano mudou radicalmente o sentido de sua vida, passando das facilidades das coisas mundanas ao caloroso trabalho das atividades apostólicas.

Nasceu em Veneza, no ano de 1481. Quando tinha quinze anos tornou-se soldado e dez anos depois, Senador. Feito prisioneiro de guerra por Luís XII, São Jerônimo começou a meditar melhor sobre sua vida e resolveu abandonar as festas e os prazeres para dedicar-se à vida monástica. 

Em suas atividades apostólicas incluía-se a ajuda aos necessitados, aos órfãos, às viúvas e aos prostituídos. Fundou hospitais, orfanatos, asilos, escolas profissionalizantes. Fundou também a Sociedade dos Clérigos Regulares em Bérgamo.

No dia 8 de Fevereiro de 1537, São Jerônimo Emiliano morre na cidade Somasca. Foi canonizado em 1767.


Fontes:
http://images.google.fr/imgres?imgurl=http://lh6.ggpht.com/_XIBEFXP3obU/R7z4y-2WAmI/AAAAAAAANZE/gpabt7zChYE/2-FEVEREIRO_8%2BSÃO%2BJERÔNIMO%2BEMILIANO1.jpg&imgrefurl=http://picasaweb.google.com/lh/photo/hdBOgsigNIf2VZQzakBeKw&usg=__J6macgzCcQ9aAUqlcy1Gf0pzKaA=&h=353&w=278&sz=20&hl=fr&start=2&tbnid=Ty_3RwMM5dtfrM:&tbnh=121&tbnw=95&prev=/images%3Fq%3DS%25C3%25A3o%2BJer%25C3%25B4nimo%2BEmiliano%26gbv%3D2%26hl%3Dfr

Nenhum comentário: