quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Santo Eleutério, Papa, 20 de Fevereiro



Papa Santo Eleutério


O nome “Eleutério” (do grego “Ελεύθερος / Ελευθέριος”) significa “libertador”. Ao viver inteiramente para Cristo, Eleutério conseguiu ser instrumento de libertação dos erros e pecados para muitos. Ele nasceu em Nicópolis (do grego “Νικόπολις, “Cidade da Vitória”), Épiro - Grécia.

 

São Eleutério foi o décimo terceiro Papa da Igreja Cristã, entre 175 e 189. Ele sucedeu São Sotero como representante de Cristo na Terra e, ao fim de sua jornada terrena, foi sucedido pelo Papa Vítor I.

 

O seu pontificado foi inicialmente pacífico, pois o imperador Cômodo, embora odiado pela aristocracia romana, não perseguiu os cristãos. Segundo a tradição, Eleutério recebeu cartas de Lúcio, rei de uma parte da Bretanha, pedindo o envio de missionários para instruí-lo na fé cristã.

 

Eleutério atendeu ao pedido iniciando, assim, a obra de evangelização, enviando os padres São Damião e São Fugácio para batizarem o rei Lúcio, sua rainha e grande parte da população da Bretanha. Esta história merece o ceticismo dos historiadores, pois não é respaldada por relatos concretos.

 

Eleutério resolveu a questão de origem judaica sobre a distinção entre alimentos puros e impuros, libertando os cristãos das restrições alimentares. O seu pontificado foi marcado pela luta contra a *doutrina montanista, considerada excessiva, e pelo estabelecimento do costume de considerar o Papa como Sucessor de Pedro. Eleutério estabeleceu, ainda, as primeiras normas para a celebração da Páscoa.  



*doutrina montanista: Montanismo é um movimento cristão do segundo século fundado por Montano. Os montanistas declaravam-se possuídos pelo Espírito Santo e, por isso, profetizavam. Segundo estas profecias, uma outra era cristã se iniciava com a chegada da nova revelação concedida a eles.

 

Esse movimento surgiu na Frígia (Ásia Menor Romana, hoje Turquia), pelos anos 170 d.C. Havia duas mulheres, Priscila e Maximila, que eram as porta-vozes proféticas de Montano que dizia que o Espírito Santo falava através delas.

 

Fez muitas predições proféticas enganosas, pois jamais foram cumpridas, como a de que a aldeia de Pepuza, na Frígia, seria a Nova Jerusalém. Proibia certos alimentos, exigia jejuns prolongados e não permitia o casamento de viúvas, como também negava o perdão de pecados graves ao novo convertido, mesmo após o batismo (com confissão e arrependimento).

 

Montano queria fundar uma nova ordem e reivindicar seu movimento como sendo um movimento especial na história da salvação. O principal motivo de Montano era lutar contra a paralisia e o intelectualismo estéril da maioria das igrejas organizadas na época. Infelizmente, ele também caiu em extremos enganosos.

 

Esse movimento foi condenado várias vezes por vários sínodos de bispos, tanto na Ásia Menor como em outros lugares.

 

A Igreja montanista se espalhou pela Ásia Menor, chegou a Roma e ao norte da África. Seu adepto mais famoso foi, sem dúvida, Tertuliano - o maior teólogo de então.



Fontes:


http://pt.wikipedia.org/wiki/Papa_Eleutério


http://pt.wikipedia.org/wiki/Montanismo


http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/0d/Eleutherius.jpg

Nenhum comentário: