sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Santa Catarina de Ricci, religiosa, 13 de Fevereiro

"O casamento místico de Santa Catarina de Ricci"
Pierre Subleyras, 1740

Pertencia à nobre família Ricci, em Itália, onde nasceu em 1522. Quando pequena, Catarina fez uma experiência com irmãs religiosas, mas com o passar do tempo saiu e voltou para casa sem perder a disciplina e o desejo da vida consagrada. Apesar de ter tido muitas oportunidades, Catarina não quis casar-se, preferindo a vida totalmente entregue a Deus num convento Dominicano.

 No convento, buscou viver a pura alegria, o sofrimento, a humildade e o desejo profundo de imitar Santa Catarina de Sena. O seu modelo de espiritualidade era pautado por Jesus Crucificado, cujaS paixão e morte contemplava de tal forma que alcançou a graça de comungar misticamente com o seu sofrimentos.

Os dons místicos de Santa Catarina de Ricci em nada lhe eram motivo de orgulho, e a sua vida comunitária era tão encarnada no carisma dominicano que chegou a ser, no convento, mestra de noviças e, depois, por quase quarenta e dois anos, superiora. 

Mulher santa, equilibrada e de espírito engenhoso, Santa Catarina de Ricci foi amiga de santos homens e fecunda escritora que recomendava o domínio de si, a luta e a mortificação dos sentidos para se abrir à graça da alegria e da paz. Recomendava a devoção às sagradas Paixão e Morte de Cristo, bem como a docilidade ao Espírito Santo para se chegar ao total abandono nos braços do Pai, e à Sua Vontade. 

Santa Catarina de Ricci morreu em 1590.

Fontes:
http://www.levangileauquotidien.org/main.php?language=PT&module=saintfeast&localdate=20090213&id=11710&fd=0 

http://img523.imageshack.us/img523/2381/ricci529972ld1.jpg

Nenhum comentário: