terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Sete Santos Fundadores, 17 de Fevereiro



Nos Séculos XII e XIII, começou a surgir, na Europa, uma burguesia que vivia totalmente contra o Evangelho causando, assim, um grande mal à sociedade. Como resposta de Deus foram surgindo, na Igreja, grupos como os fundadores que celebramos hoje, seguidores de São Francisco de Assis, São Domingos e outros que, numa observância radical ao Evangelho, edificavam a Igreja e o mundo.

Tudo começou quando, em 15 de agosto de 1233, um grupo de poetas da região umbrotoscana que se entregava à oração através de cantos,  versos (laudes) e propósitos de caridade diante de uma imagem de Nossa Senhora teve uma experiência sensacional. 

Nesse dia, a imagem de Nossa Senhora mexeu-se e apareceu-lhes toda dolorosa por causa das lutas fratricidas de Florença. A cidade, desde 1215, estava dividida em duas famílias beligerantes: os Guelfi e os Ghibellini. 

Sete jovens resolveram fazer alguma coisa pela paz: renunciaram às armas, cavalos e luxo e se consagraram a Deus numa vida de pobreza, humildade e caridade. Formaram a Companhia de Nossa Senhora das Dores. Eram jovens nobres e ricos. 

Retiraram-se para a solidão do Monte Senário, para se dedicarem à penitência e à oração. Eram eles: Bonfílio Monaldi, Bonaiuto Manetti, Manetti delÁntella, Amadio Amidei, Ugoccio Ugoccioni, Sostenio de Sosteni e Aleixo Falconieri. Estes Sete Santos entregaram-se de tal forma a uma vida de testemunho que atraíram inúmeros jovens para a vida monástica. 

Um dia, enquanto desciam à cidade para uma interferência pacificadora, um menino disse à sua mãe: “Eis que chegam os servos de Maria”. O nome calhou certinho. Na verdade, eles haviam escolhido Maria para honrá-la durante a vida toda. Assim foi fundada a Ordem dos Servos de Maria, ou Servitas. Estes homens da paz deram uma rica contribuição para a renovação da Europa. 

Muitas vezes antes de entrarem na cidade, ao descerem do monte que haviam escolhido, paravam numa capelinha dedicada à Anunciação para rezarem. Mais tarde, foi construído no lugar um grande santuário, e os nobres fundadores dos Servitas aí se estabeleceram. 

Daí eles irradiaram a devoção à Anunciação de Nossa Senhora, que se tornou a Padroeira de Florença. A data de 25 de março, festa da Anunciação, tinha sido escolhida, em Florença, desde o Século X como o início do calendário civil. O uso perdurou até o ano de 1749. Lembrados individualmente pelo Martirológio Romano, estes santos, os Sete Fundadores, têm uma festa coletiva desde 1888, ano em que foram solenemente canonizados pelo Papa Leão XIII. 


Fontes:


Nenhum comentário: