segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Santa Escolástica, 10 de Fevereiro

Invocada contra raios e para obter chuva, a vida de Santa Escolástica (480 a.C. - 547 a.C.é intrinsecamente ligada à de São Bento, fundador dos monges beneditinos.


Nascida na Itália, ela era irmã gêmea de São Bento de Núrsia, pai do monaquismo. Escolástica buscava a santidade desde muito jovem, e conta-se que iniciou sua vida consagrada a Deus antes mesmo de seu irmão. Dedicou-se, junto ao irmão, ao culto e louvor a Deus.

Estátua de Santa Escolástica no Monastério de Monte Cassino


Segundo conta a tradição, São Bento, que era extremamente rigoroso no seguimento à Regra, recebeu uma demonstração do poder divino. Deus quis lhe provar que o que vale mais é o amor. Conta-se que Escolástica e Bento, por mortificação, se encontravam apenas uma vez por ano para diálogos santos. Numa dessas ocasiões, pouco antes de sua morte, a santa pediu ao irmão que, desta vez, ficasse até o amanhecer, mas ele se recusou, insistindo que precisava voltar à sua cela.
Com a resposta negativa, Escolástica conversou com Deus e, após alguns minutos, iniciou-se uma tempestade. Vendo a situação, Bento perguntou: "O que você fez?", ao que ela respondeu: "Pedi a você, e você não me ouviu; pedi ao Senhor e Ele me ouviu. Pode ir embora para o seu mosteiro. Vá, se você puder!".
Estátua de Santa Escolástica no altar beneditino naAbadia de MelkÁustria

São Bento, porém, não pôde retornar, e eles passaram a noite conversando. Três dias depois, de sua cela, o santo viu a alma de sua irmã deixar a terra e subir aos céus. São Bento faleceu quarenta dias após a irmã, no ano 547.

Fontes:

Nenhum comentário: