segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

São Miguel Febres Cordero, 9 de Fevereiro




Nascido em Cuenca, Equador, em 7 de novembro de 1854

Entra no noviciado em 24 de março de 1868
Morre em 9 de fevereiro de 1910
Beatificado em 30 de outubro de 1977
Canonizado em 21 de outubro de 1984

Francisco Febres Cordero nasce numa família que sempre se destacou na política do Equador. O jovem Francisco precisou superar a oposição de sua família para poder seguir sua vocação religiosa laica, o primeiro de nacionalidade equatoriana a ser recebido no Instituto (dos Irmãos das Escolas Cristãs, fundado por São João Batista de La Salle - N.T.).

Irmão Miguel é um talentoso mestre e um estudante aplicado. Ele ainda não tem vinte anos quando publica a primeira de suas numerosas obras: uma gramática espanhola que log se torna um clássico. Ao longo dos anos, suas pesquisas e publicações no ramo da literatura e da lingüística o põem em contato com experts do mundo inteiro, e ele se torna membro das Academias Nacionais do Equador e da Espanha.

Apesar destas distinções acadêmicas, o ensino permanece, para Miguel, uma prioridade, particularmente as aulas de Religião e a preparação dos meninos para a Primeira Comunhão. Seus alunos admiram sua simplicidade, sua franqueza, a atenção que o mestre lhes dá e a sua devoção ao Sagrado Coração de Jesus e à Virgem Maria. Em 1907, ele é enviado à Bélgica para trabalhar na tradução, para o Espanhol, de textos utilizados por Irmãos recentemente exilados na França.

Sua saúde, que sempre fora delicada, custa a se adaptar ao rigoroso clima europeu. Assim sendo, foi transferido para o Seminário Menor de Premià de Mar, na Espanha. No período dos conflitos revolucionários de 1909, Miguel cuida da fuga, por mar, rumo a Barcelona, dos jovens que estavam a seu encargo. Pouco depois, eles podem retornar a Premià de Mar.

Logo em seguida, Miguel contrai uma pneumonia e morre naquela cidade, deixando uma reputação de pedagogo, sábio e santo.


Tradução:
Gisele Pimentel
gisele.pimentel@gmail.com

Fontes:

Nenhum comentário: