segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

São Brás, Bispo, 3 de Fevereiro


Ícone de São Brás (Blaise)

Neste dia lembramos a vida santa de Brás, venerado tanto no Oriente como no Ocidente e muito conhecido pelo testemunho e sua proteção das doenças da garganta. São Brás nasceu na Armênia no Século III, foi médico e bispo em Sebaste. 

Como profissional na Medicina, usava dos seus conhecimentos médicos para resgatar a saúde do corpo, mas também a da alma, pois se ocupava em evangelizar seus pacientes. No tempo de Brás aconteceu uma forte perseguição religiosa. Por isso, como santo bispo que era, Brás procurou exortar seus fiéis à firmeza da fé. Brás era um testemunho vivo da segurança em Deus. Decidiu, então, retirar-se para um lugar solitário, a fim de ter condiçãos para continuar governando a Igreja que Deus lhe confiara. Porém, ao ser descoberto por soldados, disse: "Sede benditos, vós me trazeis uma boa-nova: que Jesus Cristo quer que o meu corpo seja imolado como hóstia de louvor".

São Brás é conhecido como protetor da garganta justamente porque, ao se dirigir para o martírio, foi-lhe  apresentada uma mãe desesperada com seu filho que estava sufocado por uma espinha de peixe entalada na garganta. Diante desta situação, o Santo em Deus curou milagrosamente a criança. Já processado e condenado, São Brás enfrentou muitas torturas sem trair a fé em Jesus, até mesmo a de arrancarem com dentes de ferro pedaços de sua carne, até ser degolado em 316.

(Cf PALACÍN S.J., Carlos; PISANESCHI, Nilo. Santo nosso de cada dia, rogai por nós!, São Paulo: Loyola, 1991)

Fontes:

Nenhum comentário: