quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Beata Teresa Manganiello, Franciscana Terceira, Fundadora (1849-1876), 04 de Novembro

Teresa Manganiello nasceu em Montefusco, província de Avellino – Itália, em 1º de janeiro de 1849, filha de camponeses, analfabeta, mas dotada da sabedoria dos santos. Em sua vida testemunhou heróicas virtudes, entre as quais podemos destacar a humildade, mansidão, penitência, o serviço para com os mais necessitados, sobretudo os pobres e doentes e ainda um grande zelo e constantes orações pelos sacerdotes.
Aos 20 anos, no auge da sua juventude, ingressou na Ordem Terceira Franciscana. O fruto mais bonito deixado por Teresa – mesmo não tendo ela podido vê-lo pessoalmente e gozá-lo nesta terra – é o Instituto das Irmãs Franciscanas Imaculatinas, fundado pelo Frei Capuchinho Padre Lodovico Acernese, mas propriamente inspirado em Teresa. Com o consentimento de Frei Lodovico, Teresa viajou para Roma, onde foi recebida em audiência pelo Papa Pio IX, do qual obteve a aprovação e benção para a fundação da Congregação.
Levando uma vida de autêntica franciscana, Teresa buscava seguir perfeitamente os exemplos de São Francisco e nutria forte devoção e amor para com Maria, à qual chamava de “Mamma Bella”, com a costumeira e cotidiana expressão do coração: “Mãe Formosa, fazei que não entre em mim aquilo que Jesus não quer.”
Morreu aos 27 anos, em 4 de novembro de 1876, em conceito de santidade. O milagre que a levou à beatificação foi a cura de um homem casado, carteiro em Roma, que foi recuperado da morte já definida, com certeza, pelos médicos, por gravíssima afecção cardiovascular, pelas insistentes orações dirigidas à sua intercessão.
As Irmãs Franciscanas Imaculatinas celebraram a beatificação da inspiradora da sua Congregação, Teresa Manganiello, ocorrida em 22 de maio de 2010 em Benevento – Itália, Diocese-Mãe da Congregação das Irmãs Franciscanas Imaculatinas, celebrada na Basílica de Nossa Senhora das Graças de Benevento.

Ver também: São Carlos Borromeu

Fontes:

Nenhum comentário: