domingo, 14 de novembro de 2010

São Serapião, Religioso Mercedário, Mártir († 1240), 14 de Novembro

De origem inglesa, Serapião foi criado na corte do Duque da Áustria. Posteriormente seguiu seu mestre à Espanha, para ir combater os Mouros, mas não pôde agir por lá: uma trégua havia sido assinada. Encontrou, então, o Irmão Béranger, um dos companheiros de Pedro Nolasco, que havia fundado uma nova Ordem religiosa, a Ordem de Nossa Senhora das Mercês, dedicada ao resgate dos prisioneiros capturados pelos Mouros.
Serapião partiu, então, com Béranger para a Argélia, mas como este último devia retornar à Espanha para buscar mais dinheiro, aquele ofereceu-se para lá permanecer como um refém. Uma vez sozinho, Serapião pôs-se a pregar o Evangelho de cristo nas ruas de Alger (capital da Argélia), operando assim inúmeras conversões.
Acabou sendo preso e condenado à morte. Decidiram fazê-lo sofrer de forma particularmente intensa, para servir de exemplo. Pensavam até em cortar-lhe apenas metade da cabeça, para prolongar a sua agonia. Serapião morreu como mártir, da forma que sempre havia desejado morrer.

Ver também :

Fontes:
http://www.evangelhoquotidiano.org/main.php?language=FR&module=saintfeast&localdate=20101114&id=13818&fd=0
http://www.evangelhoquotidiano.org/zoom_img.php?frame=55380&language=FR&img=&sz=full

Nenhum comentário: