terça-feira, 24 de novembro de 2009

São Pedro de Alexandria, Bispo, Mártir (+ 311), 25 de Novembro



Sabe-se pouca coisa a respeito de São Pedro de Alexandria até o momento em que ele assumiu o trono episcopal dessa cidade. Seu zelo pela lei, numa época de contínuas perseguições, obrigou-o a fugir. Ele, porém, jamais esqueceu o seu rebanho: consolava e fortificava os cristãos por todos os cantos que percorria. Através de cartas pastorais muito eloqüentes, ele lembrava às suas ovelhas os grandes deveres da vida cristã e a necessidade de perseverarem.
Tendo voltado a paz, Pedro retornou à sua igreja onde, pouco depois, foi denunciado pelo herege Arius e jogado na prisão, onde não cessava de encorajar as numerosas vítimas da perseguição, presas com ele, a orar e cantar louvores a Deus.
Um dia, enquanto ele orava fervorosamente, Nosso Senhor apareceu-lhe sob a forma de uma criança banhada em luz, vestido com uma linda túnica branca rasgada de alto a baixo, segurando as pontas como que para esconder sua nudez.
Pedro, estremecendo de espanto, Lhe disse: "Senhor, quem Vos colocou neste estado?" Jesus respondeu: "Foi Arius, que dividiu a Minha Igreja e Me roubou uma parte das almas que Eu conquistei com o Meu Sangue."
O bispo advertiu seu clero contra o traidor, e foi decapitado pouco tempo depois.

Tradução e Adaptação:
Gisèle Pimentel
gisele.pimentel@gmail.com

Fontes:
Abade L. Jaud, Vida dos Santos para todos os dias do ano (Vie des Saints pour tous les jours de l'année), Tours, Mame, 1950.

Nenhum comentário: