sexta-feira, 30 de abril de 2010

São Ricardo Pampuri, Médico, Religioso (+1930), 1º de Maio


Erminio Filipo Pampuri, médico italiano, nascido em 2 de agosto de 1897 em Trivolzio, na provícincia de Pavia e falecido em 1º de maio de 1930 na mesma cidade. Adotou o nome de seu irmão, Ricardo, quando entrou para a Ordem dos Hospitaleiros de São João de Deus.

 

Vida

Erminio Filipo ficou órfão de mãe aos três anos de idade, sendo o décimo filho de onze irmãos. Aos dez anos, perdeu o pai. Foi criado por uma tia. Apesar de todas as dificuldades, cursou o ensino primário em sua cidade natal. Fez o secundário em Milão e, mais tarde, entrou para a faculdade de Medicina de Pavia.
Durante a I Guerra Mundial, Erminio foi sargento e logo foi integrado ao corpo médico. Terminou seus estudos de Medicina após o fim da guerra. Além de praticar a Medicina em Milão e trabalhar em diversos hospitais, sentiu o chamado da fé.
Desde muito jovem era muito religioso e devoto. Por isso, decidiu entrar na Ordem dos Hospitaleiros de São João de Deus, na cidade de Brescia, tornando-se noviço em 22 de junho de 1927 e tomando o hábito em 24 de outubro de 1928. A partir daí, tornou-se Irmão Ricardo.
Faleceu em 1930 devido a uma bronco-pneumonia decorrente de uma lesão sofrida durante seu período no Exército. Depois de sua morte, aumentou sua fama de curar as pessoas, o que já existia quando estava vivo, até que os milagres a ele atribuídos foram aceitos pelo Vaticano. Foi beatificado em 4 de outubro de 1981. Posteriormente, em 5 de janeiro de 1982, na localidade de Alcadozo (província de Albacete), outro milagre ocorrido graças à sua intercessão foi reconhecido. Em 1º de novembro de 1989, Erminio Filipo, tornado Irmão
Ricardo, foi canonizado. Sua festa é celebrada em 1º de maio.

Ver também: São José Operário

Fontes:
http://fr.wikipedia.org/wiki/Richard_Pampuri
http://es.wikipedia.org/wiki/Archivo:Pampuri.jpg

Nenhum comentário: