quinta-feira, 8 de julho de 2010

Beato Manoel Ruiz e Companheiros, Franciscanos, Mártires (+1860), 10 de Julho


Local de nascimento : Espanha

Ordem: Mártires franciscanos
Local de vida: Damasco
Espiritualidade: Foi um dos oito franciscanos trucidados pelos maometanos por resistirem até o fim, a renegar a Jesus Cristo. Manuel, Carmelo, Gilberto, Nicanor Maria e Pedro, sacerdotes. João e Tiago eram irmãos leigos. Eram sete espanhóis e um austríaco, embora os chamassem de "irmãos franceses". Manuel Ruiz era o superior e antes de falecer havia feito a seguinte profissão de fé: "Nós não temos senão uma alma. Perdida esta, tudo está perdido. Somos cristãos e queremos morrer cristãos". Os curdos assaltaram o convento em Damasco, o qual era muito conhecido. Lá se refugiaram três maronitas cristãos que também foram martirizados.
Frei Manuel era conhecido como Frei Paciência”. O trabalho que faziam chamavam a atenção dos muitos muçulmanos (os curdos) que lá viviam quanto à prosperidade. Teria sido mais terrível ainda se o próprio Ab-el-Kader, muçulmano, porém admirador da obra dos franciscanos, não interviesse em favor deles. Acabou não sendo atendido. Além desses freis, morreram mais onze cristãos.
Obs.: No livro das Edições Loyola (pág. 168), dia 10 é dia de São Cristóvão. Porém, como em algumas cidades comemoram-no no dia 25, você encontrará sua história anexada a um outro santo do mesmo dia: 25 de Jjulho, finalizando com uma oração também dedicada a ele.
Local de morte: Damasco
Devoção: Fidelidade a Cristo
Padroeiro: Dos viajantes e motoristas.
Morte: 10 de Julho de 1860
Oração: Beato Manuel Ruiz, vós que destes a vida junto aos vossos companheiros, inocente e injustamente, por serdes cristãos, vós que chamastes atenção pelosa prosperidade do convento pelo incansável trabalho, vós que tanto rezastes pelas criaturas de Deus que não professavam a fé em Cristo, por eles fostes mortos cruelmente. São Manuel, filho da Espanha, e todos os que padeceram os cruéis tormentos dos infiéis, rogai por nós para que também prefiramos mil vezes perder nossa vida, do que nossa alma, que é o nosso maior tesouro e é uma só. Abençoai-nos e protegei-nos, guardai-nos dos pobres invejosos, ciumentos e das rivalidades, dando a eles a conversão.
Por Cristo Nosso Senhor. Amém.
(Regina Perina)

Ver também: Santa Felicidade e seus sete filhos, Mártires

http://hagiosdatrindade.blogspot.com/2009/07/santa-veronica-de-giuliani-religiosa.html (após modificações)

Fontes:

http://www.asj.org.br/educacao_galeriadossantos.asp?codigo=263

http://www.diocesisdejerez.org/seminario/BJJacobo.jpg

Nenhum comentário: