terça-feira, 29 de junho de 2010

Beato Ignacio Falzon, Religioso Franciscano Terceiro (+1865), 1º de Julho



Ignácio nasceu em La Valleta (capital da República de Malta), em 1º de julho de 1813. Sua família tinha uma situação financeira bastante confortável – seu pai, o advogado Giuseppe Francesco, fazia parte da comissão para a redação do novo Código Civil e, mais tarde, foi nomeado Juiz de Sua Majestade. Dois de seus irmãos, Doutores em Direito, tornaram-se sacerdotes.
Aos quinze anos, recebeu a primeira tonsura (a tonsura é uma cerimônia religiosa em que o bispo dá um corte no cabelo do ordinando ao conferir-lhe o primeiro grau no clero, chamado também “prima tonsura”); três anos mais tarde, recebeu as Ordens Menores, mas nunca se sentiu digno de receber a Ordenação Sacerdotal.

Aos vinte anos, em 7 de setembro de 1833, obteve o Doutorado em Direito Canônico e Civil no Ateneu de Malta, porém nunca exerceu essa profissão. Estudou a língua inglesa, coisa rara naqueles tempos, mas essencial para manter contato com os soldados ingleses (eram, então, cerca de vinte mil) que chegavam a Malta para preparar a guerra da Criméia (ver http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_da_Crimeia).

Dedicou-se à oração e ao ensino do catecismo, devotava-se muito à Santíssima Eucaristia, tendo também como alimentos espirituais a adoração e a meditação, ao ponto de despertar a admiração de todos os fiéis que freqüentavam a igreja paroquial de São Paulo Náufrago, assim como a igreja franciscana de Santa Maria de Jesus. Tinha particular devoção à Santíssima Virgem e a São José. Rezava o santo Rosário todos os dias.

Ignácio sempre apoiou as vocações sacerdotais. Socorria continuamente os necessitados. Destacou-se especialmente pela missão que desempenhou entre os soldados e marinheiros ingleses. Começou organizando encontros de orações e turmas de catecismo para os militares católicos que se preparavam para partir para a frente de batalha. Logo fazia amizade com os outros soldados, protestantes ou não cristãos, aos quais dava bons conselhos. Assim, atraiu para a fé católica centenas de homens. Os documentos que se conservam na igreja dos jesuítas em La Valletta contêm os nomes de mais de 650 pessoas que Ignácio preparou para receber o batismo. Além disso, destacava-se também por sua capacidade de inspirar confiança inclusive nos que não se haviam convertido: estes lhe confiavam seus objetos pessoais e valiosos para que os entregasse a seus entes queridos, caso morressem na guerra.

Pioneiro no campo do ecumenismo, desempenhou esta missão com a ajuda dos leigos. Alguns de seus colaboradores tornaram-se sacerdotes e capelães militares ou navais. Um deles, que permaneceu em Malta, deu continuidade à missão de Ignácio.

Nosso beato viveu uma existência silenciosa: podia-se intuir sua santidade ao vê-lo orar diante do Santíssimo Sacramento. Morreu em 1º de julho de 1865, no dia em que completava 52 anos de idade. Era membro da Ordem Franciscana Secular (ou Terceira). Foi sepultado no jazigo de sua família na igreja franciscana de Santa Maria de Jesus, em La Valletta. As graças obtidas por sua intercessão difundiram sua fama de santidade não só na Ilha de Malta, mas também nos países que acolheram, e acolhem, imigrantes malteses.


Tradução e Adaptação:

Gisèle Pimentel


Ver também: Preciosíssimo Sangue de Cristo



Fontes:



Nenhum comentário: