quarta-feira, 5 de maio de 2010

Beato Henryk Kaczorowski, Sacerdote, Mártir (+1942), 06 de Maio

Henryk Kaczorowski (pronuncia-se Katchorovski) nasceu em 10 de outubro de 1888 em Bierzwienna, na província de Vístula (Polônia), incorporada ao Império Russo em 1868 após os motins de 1863. Henryk fez seus estudos no Liceu de Kalisz.

Aos 20 anos, entrou para o Seminário de Wloclawek (pronuncia-se Vlotslavek), na região de Cujávia, a Noroeste de Varsóvia. A região havia sido administrada pela Prússia no Século XVIII e, desde 1815, estava sob o comando da Rússia. Em 1913, Henryk completou seus estudos em Teologia na Academia Teológica de São Petesburgo, onde foi ordenado sacerdote em 13 de junho de 1914, pouco antes do início da I Guerra Mundial.
Henryk tornou-se padre diocesano em Kalisz, cidade duramente bombardeada pelo exército austro-alemão, que ocupou a Polônia a partir de 1915 até novembro de 1918, quando a guerra acabou. Em 1915, Padre Henryk passou nove meses no santuário de Lichen, no local das aparições da Virgem Maria, e isso aumentou ainda mais a sua devoção marial e seu ardor patriótico. Em 1916, tornou-se vigário na cidadezinha de Sulmierzyce.
Ele só pôde retomar seus estudos em 1918, em Lublin, e produziu sua tese sobre São Tomás de Aquino, obtendo seu Doutorado quatro anos mais tarde. Padre Henryk havia terminado seus estudos no momento em que a nova república polonesa terminava suas lutas, por novas fronteiras, contra seus vizinhos (em particular, a União Soviética).
Tornou-se Professor de Teologia Moral no Seminário de Wloclawek (onde então estudava o futuro Cardeal Wyszynski) e Reitor do Liceu Diocesano Pio X. Foi também redator da revista “O Ateneu Sacerdotal” e, a partir de 1928, Reitor do Seminário. Em 1930, Padre Henryk foi nomeado Cônego da catedral e, em 1939, Prelado Pontifical.
Considerado como um modelo de espiritualidade sacerdotal, Padre Henryk era um homem de Deus e da Igreja. Cuidava da cultura e da formação teológica e moral de seus seminaristas. Por meio de sua revista, ele mantinha correspondência com inúmeros teólogos estrangeiros.
Em setembro de 1939, no início da II Guerra Mundial, a Polônia foi ocupada pelo exército alemão (nazistas). Correndo perigo, Padre Henryk permaneceu no Seminário com os demais professores. Porém, foi preso em 7 de novembro daquele ano, como dezenas de milhares de outros representantes da elite intelectual polonesa. Ficou detido no Seminário Salesiano de Lad, que agrupava os religiosos e sacerdotes aprisionados daquela região. Mais tarde, em 1941, foi deportado com o Beato Michel Kozal, Bispo Auxiliar de Wloclawek, e outros religiosos para Dachau. Doente e enfraquecido, Padre Henryk foi morto numa câmara de gás em 6 de maio de 1942.
Pouco antes, ele disse a seus companheiros de prisão: “Orem por nós a fim de que permaneçamos fortes e que possamos também orar por vocês. Que Deus esteja com vocês!”
Foi beatificado pelo Papa João Paulo II com outros 107 mártires poloneses da II Guerra Mundial, em 13 de junho de 1999, em Varsóvia (Polônia).

Tradução e Adaptação :
Gisèle Pimentel

Ver também: Santo André Kim e 102 Companheiros / São Domingos Sávio

Fonte :

Nenhum comentário: