domingo, 23 de novembro de 2008

São Sóstenes, Discípulo de São Paulo / Santa Catarina Labouré, Religiosa, 28 de Novembro


São Sóstenes viveu no primeiro século e foi discípulo do Apóstolo Paulo. O Martirológio afirma a seu respeito: "Perto de Corinto, a morte de São Sóstenes, um dos discípulos do bem-aventurado Apóstolo Paulo, que o menciona ao escrever aos coríntios. Sóstenes era chefe da sinagoga daquela cidade, mas, convertido a Jesus Cristo, foi batido com violência em presença do procônsul Galião, consagrando por um glorioso princípio as primícias da sua fé (primeiro século)". De fato, na primeira Carta ao Coríntios, Paulo diz: "Paulo, apóstolo de Jesus Cristo por vontade e chamado de Deus, e o irmão Sóstenes, à igreja de Deus que está em Corinto ..." (1 Coríntios 1,1).
Nesta carta à comunidade de Corinto, Paulo exorta os cristãos à união. Corinto era uma cidade rica e de florescente comércio. Ali, raças e religiões se mesclavam. O ambiente corrompido e ganancioso apresentava-se como um desafio às comunidades cristãs, muitas vezes divididas internamente.
As advertências e as orientações que Paulo faz aos cristãos de Corinto ainda continuam sendo de grande valor para nós, hoje, chamados à dar testemunho numa sociedade consumista, dividida, profanadora dos mais altos valores da pessoa humana. Mais do que nunca devemos lembrar o ensinamento de Paulo: Jesus Cristo ressuscitado, presente e vivo na comunidade, é o Senhor de todos. Nele nos tornamos um único corpo, uma só alma e um só coração.

(Cf. ALVES, José Benedito. Os Santos de cada dia, São Paulo, Paulinas, 1998)

Fontes:
http://www.puc-rio.br/campus/servicos/pastoral/santo_novembro.html
http://images.google.fr/imgres?imgurl=http://orthodoxwiki.org/thumb.php%3Ff%3DElevation.jpg%26width%3D100&imgrefurl=http://orthodoxwiki.org/September_16&usg=__LnaHYQFLirj1bn3ps5X0XMDFXlk=&h=151&w=100&sz=9&hl=pt-BR&start=20&tbnid=DB2udRIY3phv6M:&tbnh=96&tbnw=64&prev=/images%3Fq%3Ddisciples%2Bde%2BSaint%2BPaul,%2BSosth%25C3%25A8nes%26gbv%3D2%26hl%3Dpt-BR%26rlz%3D1B3GGGL_frBR285BR288%26sa%3DG




Santa Catarina Labouré, Religiosa, 28 de Novembro
Numa família profundamente cristã de remediados lavradores da Borgonha, em França, nasceu a 2 de Maio de 1806 Catarina Labouré. Órfã de mãe aos nove anos, foi morar mais tarde com uma cunhada, diretora de um colegioem Chatillon. Convivendo com as Irmãs da Caridade, que viviam perto dali, acendeu-se nela o desejo de imitá-las.
Tendo feito o postulantado, seguiu para Paris, onde iniciou o noviciado na Rua du Bac. Entrou naquela casa durante a solene novena que precedeu a trasladação das relíquias de S. Vicente de Paulo.
Na noite de 17 para 18 de Julho de 1830, estando a dormir é acordada por uma criança aparentando quatro anos de idade, que lhe diz: "Vem à capela; Nossa Senhora te espera". Entrando na capela profusamente iluminada, viu Nossa Senhora sentada numa cadeira. Seguiu-se um diálogo de duas horas. A Senhora descerrou-lhe o véu do futuro, prognosticando-lhe as desgraças que, daí a 40 anos, cairiam sobre a França. A esta aparição seguir-se-iam mais duas. Já referimos esta visão no dia de ontem (27 de Novembro), ao celebrarmos Nossa Senhora das Graças ou da Medalha Milagrosa.
Depois das aparições, continuou a servir os pobres durante 46 anos. Catarina Labouré é, realmente, a santa do silêncio, da humildade. Enquanto viveu foi desconhecida. Faleceu a 3 de Dezembro de 1876. Foi beatificada em 1933 e canonizada em 1947.
www.ecclesia.pt

Fontes:
http://www.evangelhoquotidiano.org/www/zoom_img.php?frame=44088&language=PT&img=&sz=full

Nenhum comentário: