segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Santo André de Betsaida, o primeiro chamado por Cristo, 30 de Novembro



Os gregos chamam a este ousado apóstolo "Protókletos", que significa: "o primeiro chamado". Ele foi um dos afortunados que viram Jesus na verde planície de Jericó. Ele passava. O Batista indicou-o com o dedo de Precursor e disse: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo". André e João foram atrás d'Ele. Não se atreveram a falar-Lhe até que Jesus se virou para trás e perguntou: "Que procurais?" - Mestre, onde habitas? - "Vinde e vede". A Igreja deve muito a Santo André. Terá sido martirizado numa cruz em forma de aspa ou X, que é conhecida pelo nome de cruz de Santo André. 
André foi o primeiro a reconhecer o Senhor como seu mestre... O seu olhar percebeu a vinda do Senhor e deixou os ensinamentos de João Baptista para entrar na escola de Cristo... João Baptista tinha dito: "Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" (Jo 1,29). Eis aquele que liberta da morte; eis aquele que destrói o pecado. Eu sou enviado, não como o esposo, mas como quem o acompanha (Jo 3,29). Vim como servo e não como mestre. Levado por estas palavras, André deixa o seu antigo mestre e corre para quem ele anunciava..., levando consigo João, o evangelista. Ambos deixam a lâmpada (Jo 5,35) e caminham para o Sol... Tendo reconhecido o profeta de quem Moisés dissera: "É a Ele que escutareis" (Dt 18,15), André conduz até ele o seu irmão Pedro. Mostra a Pedro o seu tesouro: "Encontramos o Messias (Jo 1,41), aquele que desejávamos; vem agora saborear a sua presença". Ainda antes de ser apóstolo, conduz a Cristo o irmão... Foi o seu primeiro milagre. 
Após Pentecostes, Santo André foi pregar na Trácia, na Macedônia, na Grécia e na Ásia Menor. Foi também o pregador do Evangelho em Bizâncio. As numerosas conversões que obteve suscitaram o furor dos idólatras, que o acusaram e o levaram ao tribunal de Egea, pró-consul da cidade de Patrás, na Criméia. Obrigado a sacrificar oferendas aos deuses e tendo-se recusado, foi condenado a morrer crucificado. Durante sua lenta agonia exortava à verdadeira fé a multidão que o rodeava. E assim, com humildade e alegria, entregou seu espírito ao Senhor.

Pelas orações de Santo André, ó Cristo Nosso Deus, tem piedade de nós!

Doxastikon do Lucernário, t.4
Abandonando a pesca dos peixes, é aos homens que fisgas com o caniço da divina pregação e o anzol da fé, ilustre Apóstolo que resgata do abismo do erro as assembléias das nações. Tu o irmão do Corifeu, cuja voz ressoa para instruir o mundo inteiro, ó André, não pare de interceder por nós, os fiéis que celebram de todo coração a tua sagrada memória.

Fonte: 
http://www.ortodoxia-brasil.blogspot.com/2007/12/santo-apstolo-andr-de-betsaida-o.html
.____//____. 

De acordo com santo Epifânio de Jerusalém (séc. IX), o Apóstolo Santo André chegou a Kyiv pelam via oriental: de Jerusalém através de Antioquia, Capadócia, Ponto, Sinope, Armênia, Sarmátia até a cidade de Fanagória, nas margens orientais do mar de Azov. Daí, foi às margens ocidentais do mar de Azov, às cidades de: Bósforo (atual Kertch), Teodósia e Quersoneso, de onde foi pelo rio Dnipró até Kyiv.
De lá, de acordo com a “Crônica...” foi a Novgorod (Nova Cidade), ao norte de Kyiv, e de lá a Roma, para visitar seu irmão Pedro. De Roma, bordeando a margem direita do Rio Danúbio, voltou para Sinope.
Naquele tempo as terras da Ucrânia atual estavam sob o domínio da Cítia. E conforme os escritores eclesiásticos Orígenes (185-254 d.C), Tertuliano (160-230 d.C) Santo Atanásio (295-373 d.C) e outros, a Cítia foi destinada, por sorteio, à pregação de Santo André.
A Cítia, naquele tempo, extendia-se dos montes Bálcãs (no oeste) até o rio Volga, o mar Cáspio e os montes do Cáucaso (no leste), incluindo a península da Criméia (no sul); dos mares de Azov (no sul) até os bosques do norte. Essa região era habitada não somente pelos citas, mas também por outros povos dominados por eles. Entre os povos dominados pelos Citas, encontramos os precursores do povo ucraniano, como os Alanos (atuais Kozacos de Don e Kubánh), Dácios (eslavos misturados com romanos, atuais romenos) Getas, Krevêtchi (atuais bielorussos), roxolanos (roksolanos; atuais ucranianos da Ucrânia central), Servos, Tauros (atuais ucranianos do Sul da Ucrânia), Tiragetas (tevértsi, atuais ucranianos do Sul da Ucrânia), Trácios (eslavos misturados com búlgaros, os búlgaros atuais), Ulêtchi (atuais ucranianos do Sul da Ucrânia) e outros.
O Cristianismo chegava às terras da Ucrânia também pela via ocidental: 
a) pelas vias marítimas e fluviais; 
b) através dos comerciantes; 
c) através dos soldados da Ásia Menor; 
d) através dos próprios eslavos, a partir de Tessalônica, Macedônia, Trácia, Mésia e Dácia (os três últimos são a Bulgária e a Romênia atuais) até a Ucrânia Ocidental. Este ramo do Cristianismo provém das viagens e pregações de São Paulo por terras eslavas.

(Proto-Presbítero Nicolas Milus)

Fonte: 
http://br.geocities.com/ortodoxos_osasco/historia_brasil.htm

Nenhum comentário: