segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Santa Isabel da Hungria, 17 de novembro



Santa Isabel da Hungria nasceu no ano de 1207. Era filha do rei húngaro, André II. Havia sido prometida em casamento ao príncipe Luís, filho de Herman, duque hereditário da Turíngia. Conta-se que, aos 4 anos, foi levada num berço de prata para o castelo de Marburgo, onde a esperava o noivo de 11 anos. Casaram-se nove anos depois e tiveram três filhos. Isabel estava com quinze anos quando nasceu a primeira criança. Aos 20 anos, ficou viúva. 
Foi cruelmente perseguida pela sogra, ciumenta do amor que seu esposo lhe devotava, e pela corte, que não tolerava seu desapego e sua simplicidade evangélica. Às acusações, ela respondia: “Como poderia usar uma coroa tão preciosa diante de um rei coroado de espinhos?”
As perseguições aumentaram após a morte de seu esposo na Cruzada. Criticavam-na por se ter privado de tudo para construir um hospital em Marburgo, em honra de São Francisco. Não a toleravam por sua generosidade para com os pobres e para com os necessitados. Arrebataram-lhe os filhos e a expulsaram do castelo de Wartemburg. Ingressou então na Ordem Terceira de São Francisco, dedicando-se de corpo e alma aos cuidados dos enfermos no hospital que ela própria havia construído. 
Morreu em Marburgo, no ano de 1271.

(Cf. ALVES, José Benedito. Os Santos de cada dia, São Paulo, Paulinas, 1998)

Fontes:
http://www.puc-rio.br/campus/servicos/pastoral/santo_novembro.html
http://www.fatima.be/fr/sanctus/prieres/images/charite.jpg

Nenhum comentário: