terça-feira, 25 de novembro de 2008

São Cromácio de Aquiléia, 2 de Dezembro


Aquiléia, antiga capital do Veneto, na Itália, destruída por Átila pouco depois da morte do nosso santo, era um centro político importante, sede da 10ª Região Militar do Império Romano. Cromácio pertencia ao clero dessa cidade, onde nasceu, de família profundamente cristã, e prestou serviços relevantes na diocese, ajudando Valeriano na organização da diocese e na luta contra o arianismo. Ao falecer o bispo Valeriano, clero e povo aclamaram Cromácio para sucedê-lo, tendo sido sagrado pelo bispo de Milão, Sto Ambrósio.
Cromácio foi um pastor sábio, erudito e ao mesmo tempo popular. De sua pena se conservam vários sermões e um extenso comentário ao evangelho de São Mateus. Seu epistolário se perdeu, mas temos cartas de outras personalidades a ele dirigidas. São Jerônimo dedicou-lhe várias de suas obras de exegese bíblica, em agradecimento pela ajuda financeira para continuar sua monumental obra de tradução, para o latim, de toda a Bíblia. Cromácio, ainda padre, participou do concílio de Aquiléia, encerrado em 3-9-381. Governou a igreja de Aquiléia de 388 até a data de sua morte, ocorrida no ano de 408.
O fim da sua vida foi muito difícil. Os godos de Alarico, atravessados os Alpes Júlios, assediaram a cidade em novembro de 401. Não sabemos se a cidade resistiu ou não, mas certamente seguiram-se em toda região massacres, violência e deportações, de modo que os habitantes da cidade fugiram para as ilhas, donde se originou a cidade de Veneza.

Fontes:
files.splinder.com/361584d3d41518cb8457a940f3193b93.jpeg

Nenhum comentário: