sábado, 11 de abril de 2009

Domingo da Ressurreição do Senhor / São Victor de Braga, Mártir, 12 de Abril


Ressurreição de Cristo e Mulheres no Túmulo, Fra Angelico


A liturgia deste Domingo celebra a ressurreição e garante-nos que a vida em plenitude resulta de uma existência feita dom e serviço em favor dos irmãos. A ressurreição de Cristo é o exemplo concreto que confirma tudo isto.

A primeira leitura apresenta o exemplo de Cristo que "passou pelo mundo fazendo o bem" e que, por amor, se deu até à morte; por isso, Deus O ressuscitou. Os discípulos, testemunhas desta dinâmica, devem anunciar este "caminho" a todos os homens.

O Evangelho coloca-nos diante de duas atitudes face à ressurreição: a do discípulo obstinado, que se recusa a aceitá-la porque, na sua lógica, o amor total e a doação da vida não podem, nunca, ser geradores de vida nova; e a do discípulo ideal, que ama Jesus e que, por isso, entende o seu caminho e a sua proposta (a esse não o escandaliza nem o espanta que da cruz tenha nascido a vida plena, a vida verdadeira).

A segunda leitura convida os cristãos, revestidos de Cristo pelo batismo, a continuarem a sua caminhada de vida nova, até à transformação plena (que acontecerá quando, pela morte, tivermos ultrapassado a última barreira da nossa finitude).


cf.www.ecclesia.pt

 

 

 São Victor de Braga, Mártir

Era catecúmeno, natural da aldeia de Paços, perto de Braga. Ainda antes de receber o Batismo, já vivia como cristão, abominando os ídolos e a sua falsa divindade.


Numa manhã, Victor saiu para os campos e encontrou o cortejo que ia honrar a deusa Ceres. Quiseram que ele se associasse ao cortejo ou, pelo menos, se deixasse coroar de flores, do mesmo modo como estavam todos os jovens da sua idade. Como se recusasse a fazê-lo, foi levado ao tribunal onde confessou seguir a lei de Cristo, com tal entusiasmo que calou os juízes.


Então o Governador mandou vir lâminas incandescentes que começaram a retalhar o seu corpo. Como nem assim deixasse de confessar a sua fé, levando alguns a questionar a sua própria consciência, o Governador mandou cortarem-lhe a cabeça.


cf. Santos de Cada Dia, Pe. José Leite (org.)

 

 

 

Fontes:

 

http://www.evangelhoquotidiano.org/main.php?language=PT&module=saintfeast&localdate=20090412&id=11&fd=1

 

http://www.evangelhoquotidiano.org/main.php?language=PT&module=saintfeast&localdate=20090412&id=11418&fd=0

 

http://www.evangelhoquotidiano.org/zoom_img.php?frame=31033&language=PT&img=&sz=full

 

http://www.evangelhoquotidiano.org/zoom_img.php?frame=75755&language=PT&img=&sz=full

Nenhum comentário: