quarta-feira, 15 de abril de 2009

Santas Anastácia e Basilissa, Mártires, 15 de Abril

A tradição diz que duas nobres romanas, Basilissa e Anastácia foram convertidas para o cristianismo pelas pregações dos apóstolos São Paulo e São Pedro. Após os dois apóstolos terem sido martirizados em Roma, Basilissa e Anastácia encontraram os seus corpos e os enterraram  secretamente à noite.

 

Isto teria enfurecido as autoridades, que acabaram descobrindo quem havia enterrado os apóstolos. As duas mulheres foram presas e conduzidas diante do tribunal de Nero, onde deveriam renunciar à sua fé e confessar onde teriam enterrado os dois, para que seus corpos fossem exumados e queimados. Nenhuma das duas confessou o local. Ambas foram, então, martirizadas de maneira selvagem e, finalmente, tiveram as suas línguas arrancadas, os braços e pés cortados antes de serem decapitadas. Isto ocorreu por volta do ano 68.

 

Somente os gregos têm os registros completos da história delas. Por isso, certos hagiógrafos e martirologistas duvidam da existência dessas duas senhoras.

 

Na arte litúrgica da Igreja, Basilissa e Anastácia são mostradas com as mãos e os pés decepados. Em outras representações, são mostradas enterrando os corpos de São Pedro e São Paulo.

 

 

Fontes:

 

http://www.cademeusanto.com.br/santa_basilissa.htm


http://images.google.com/imgres?imgurl=http://upload.wikimedia.org/

wikipedia/commons/thumb/2/2d/Basilissa_and_Anastasia.jpg/225px-Basilissa_and_Anastasia.jpg&imgrefurl=http://

it.wikipedia.org/wiki/Basilissa_e_Anastasia&usg

=__LfuVJVV76CgSbKZO7GI4Vt0P4ic=&h=309&w=225&sz=25&hl=

fr&start=2&sig2=CoOkPqBpCvZlBHKjVhbgLw&um=1&tbnid=4cOCkgaCRisi-M:&tbnh=117&tbnw=85&prev=

/images%3Fq%3DSantas%2BAnast%25C3%25A1cia,%2BBasilissa%26hl%3

Dfr%26lr%3D%26sa%3DN%26um%3D1&ei=C0zmSfWiPJLIM6WtsPYJ


Nenhum comentário: