quinta-feira, 9 de abril de 2009

São João Clímaco, Religioso, 30 de Março



A história do santo de hoje está intimamente ligada com o Monte Sinai, citado na Bíblia, isso porque São João Clímaco foi um dos inúmeros homens que buscaram nos mosteiros do Monte Sinai, o ideal da Santidade. Nasceu na Palestina em 579, e recebeu dos pais exemplar formação literária e cristã.

João Clímaco, para começar a rica experiência, renunciou livremente aos bens familiares e uma próspera vida religiosa, para entrar na linda família monástica. Inicialmente, colocou-se na direção espiritual de martírio, depois, perto da cela de um outro eremita, prosseguiu seu caminho de oração, jejum, estudos, trabalhos e principalmente silêncio.

O nome São João Clímaco é uma alusão à palavra "klímax", que em grego significa "escada". São João decidiu adotar este nome em virtude do livro escrito por ele mesmo, intitulado Escada para o Paraíso

Nesta obra ele explica que existem 30 degraus a serem galgados para que possamos atingir a perfeição moral. Este livro foi um grande sucesso na época e chegou até mesmo a influenciar monges e outros religiosos cm sua conduta particular, tanto no Ocidente como no Oriente. A importância desta obra literária para a época pode ser notada na utilização do símbolo escada na arte bizantina.  


Por meio dos jejuns e mortificações, este santo conseguia, em Cristo, vencer ao demônio e viver com os outros irmãos, com os quais se encontrava nos sábados e domingos. Do conjunto de mosteiros e celas que povoavam o Sinai, São João, que era muito respeitado pela santidade e conhecimento da doutrina, foi eleito abade geral, até entrar na Vida Eterna no ano de 649.



Fontes:

www.cancaonova.com

http://evangelhoquotidiano.org/main.php?language=PT&module=saintfeast&localdate=20090330&id=10447&fd=0

http://www.vegetarianismo.com.br/sitio/index.php?option=com_content&task=view&id=2414&Itemid=40

http://evangelhoquotidiano.org/zoom_img.php?frame=49528&language=PT&img=&sz=full

http://www.igrejaservia.org/icones/figuras/ladder.jpg

Nenhum comentário: